terça-feira, 11 de agosto de 2009

Mão-pelada ou Guaxinim



NOME COMUM: Mão-pelada


OUTROS NOMES: guaxinim , rato-lavador, urso-lavador e mascarado


NOME EM INGLÊS: Raccon


NOME CINETÍFICO: Procyon lotor


FILO: Chordata


CLASSE: Mammalia


FAMÍLIA: Procyonidae


ORDEM: Carnívora


COMPRIMENTO: até 60 cm, mais 40 cm para a cauda.


PESO: até 20 kg


HIBERBAÇÃO: Nos climas frios hiberna


REPRODUÇÃO: uma ninhada de 4 a 6 filhotes cada ano. A Fêmea cuida dos filhotes durante um ano.
Mão-pelada ou guaxinim parece estar de óculos escuros. Às vezes, assemelha-se a um ursinho, um mico, um esquilo ou um rato mas, não é nada disso. Muito comum em algumas regiões do Canadá, México e Estados Unidos, o mão-pelada é um animal carnívoro com hábitos noturnos, mas às vezes é ativo durante o dia. Eles têm um focinho longo, olhos e orelhas grandes, cinco dedos em cada pé. Eles possuem um visual muito diferente e um rabo com imagens de anéis pretos e uma máscara no olho que o deixam com uma imagem de um animal malandro e engraçado. Em algumas regiões são chamados de mascarados.
No século XIX, caçadores de pele, como Davy Crockett, usavam a pele do guaxinim para fazer seus gorros. Atualmente, o guaxinim tem se aventurado até nas grandes cidades. Alguns desses animais já foram encontrados em Nova York, banqueteando-se com os restos de alimentos encontrados nas latas de lixo. Na Florida também são bastante vistos dentro da cidade e, muitos são mortos nas ruas atropelados pelos carros. Estes animais, nos USA, são protegidos por lei.
O hábito mais estranho desse pequeno mamífero é o seu costume de mergulhar na água tudo o que come, provavelmente por associa-lo com seu alimento preferido: camarões e rãs. Depois de mergulhar o alimento, esfrega-o com as patas dianteiras antes de comer. Por isso, em muitas regiões, é chamado de rato-lavador ou urso-lavador. Come também, sapos, frutas, vários crustáceos, insetos e peixes.
Em cativeiro, a maioria das pessoas lhes alimenta com uma dieta igual ao do furão e comida de gato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário