quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Dodô


Nome comum: Dodô

Nome em inglês: Dodo, Mauritius Dodo, Common Dodo

Nome em Portugal: Dodó

Nome em Francês: Dronte de Maurice, Dodo

Nome Tcheco: Dronte mauricijský

Nome em Dinamarquês: Dronte

Nome em Holandês: Dodo, Mauritiusdodo

Nome em Alemão:Dodo, Mauritiusdodo

Nome em Italiano: Dodo di Mauritius

Nome em Espanhol:Dodo, Dronte

Nome científico: Raphus Cucullatus

Reino: Animal

Filo: Chordata

Classe: Aves

Ordem: Columbiformes

Família: Raphidae

Gênero: Raphus

Época em que viveu: há 200 anos atrás, no atual Holoceno Local

onde viveu: Ilhas do Oceano Índico, sobretudo em Maurício.Também viveram na Reunião (uma ilha-território da República Francesa) e Rodrigues (uma ilha que compreende a República de Maurício), sendo que existiam cerca de 9 espécies, 3 espécies diferentes em cada ilha.
Peso da ave adulta: cerca de 23 quilos
Tamanho: 50 cm
Alimentação: Herbívora
Status: EXTINTO. Em 1681, aproximadamente, ele foi extinto pelos homens, cachorros, ratos e macacos introduzidos pelos europeus na ilha. O dodô não foi o único pássaro de Maurício que foi extinto nos últimos séculos... Das 45 espécies de pássaros originalmente encontradas, somente 21 ainda sobrevive. Duas espécies de pássaros intimamente relacionadas ao dodô também foram extintas: o "Reunion Solitaire", extinto em 1746 e o "Rodrigues Solitaire" (em 1790), cujo nome científico é Pezophaps solitaria e está representado no selo abaixo, emitido uma série de 15 selos regulares de 16/03/1965, com valor facial de 2,50 Rúpias (Scott: 288). Símbolo: Hoje, o Dodô é a ave nacional da República de Maurício.Esta ave era encontrada nas Ilhas Maurício, o Dodo era um Pombo de aspecto estranho, com mais de 50 cm de altura. Tinha um enorme e desproporcional bico, asas muito pequenas, corpo grande e pesado. A pernas eram fortes e as penas no rabo apresentavam-se como um pequeno penacho ondulado. A postura era apenas um ovo, e o ninho era feito no chão.
Com os adventos dos descobrimentos marítimos que visitavam a ilha mataram grande quantidade de dodos para se alimentarem. Elas não podiam voar, eram desajeitadas e possuiam grande quantidade de carne, por isso, se tornaram presas fáceis. A principal causa de seu extermínio, porém, foram o animais introduzidos na ilha pelos portugueses. Os porcos, por exemplo, alimentavam-se de ovos e filhotes.
O Dodo desapareceu das Ilhas Maurício por volta de 1680, e hoje restam apenas alguns esqueletos, e duas cabeças e dois pés em museus europeus.Desde que o pássaro se tornou um símbolo nacional de Maurício, ele tem sido mostrado em selos postais da ilha, dos quais, vários ilustram esta página. Existem outros selos com o dodô, sobretudo na temática pré-histórica.
O nome dodó provavelmente tem origem no aspecto desajeitado destas aves; por isso, os portugueses os batizaram de "doudos", ou seja "doidos".Recentemente, os cientistas descobriram que uma espécie de árvore da ilha Maurícia estava desaparecendo. Só existiam 13 exemplares em toda a ilha, e tinham mais de 300 anos. Nasceram na época em que os últimos dodós estavam sendo mortos. Descobriu-se que os dodós comiam as sementes da árvore, e só quando as sementes passavam pelo aparelho digestivo dos dodós é que ficavam ativas, podendo crescer. Ao fim de algum tempo descobriu-se que era possível conseguir o mesmo efeito se as sementes fossem comidas por perus. A árvore foi salva e agora é conhecida por árvore-dodó.
Um novo estudo genético descobriu que o dodó descende de uma espécie de pombos migradores. Os pombos instalaram-se na ilha e teriam evoluído para uma ave muito maior e sem capacidade de voar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário